“The great aim of education is not knowledge but action.”

“O principal propósito da educação não é o conhecimento, mas a ação.”

Herbert Spencer

Conselhos

Conselhos para estudantes da língua inglesa

Advertência geral: o que se segue pode ou não se aplicar a você. É com base em estudos  lingüísticos sobre pessoas em geral (mas todo o conselho geral será ridiculamente inadequado para algumas pessoas).

Tente fazer com que os fatos da aprendizagem do Inglês trabalhe a seu favor, não contra você. Exposição à língua, por exemplo, trabalha em seu favor. Portanto, crie exposições.
Leia livros em Inglês;
Melhor ainda, ler gibis e revistas. (Eles são mais fáceis, mais coloquial e mais fácil de incorporar em sua rotina semanal).
Escute músicas que são cantadas e tente tocá-las enquanto estiver fazendo outras coisas.
Leia sites e participe de grupos de notícias em Inglês.
Experimente conversar com alguém que você conhece que fala Inglês. Se necessário, vá fazer novos amigos.
Procurar oportunidades de trabalhar utilizando o Inglês.
Faça anotações em suas aulas ou em reuniões em Inglês.
Você nunca vai aprender Inglês, falando Português - apesar de que vai ser a sua tentação constante, porque é mais fácil.
Outra coisa que trabalha a seu favor é a motivação.
Procure ler coisas que te interessam. Cultura pop é frequentemente a melhor escolha ... há uma razão a cultura pop é popular: é fácil de digerir.
Faça uma viagem ao país onde a língua é falada. Não saia com brasileiros lá; converse com os habitantes locais. Pânico é muito motivador.
Quando se trata de aprendizagem de línguas, muitos adultos têm medo de dizer algo errado, e não dizem absolutamente nada. Assim você não conseguirá avançar muito.
Memorizar listas de vocabulário não é eficaz, porque as palavras serão lembradas apenas no contexto da leitura - ou seja, não quando você precisar delas. Conversando com as pessoas é melhor, porque as palavras serão associadas a situações da vida real.
O número de conexões parece ser a questão, também. Se você só lembrar "blue significa azul", provavelmente você rapidamente irá esquecer. Mas se você diz a palavra em voz alta, escreve, ouve e, pensa sobre o céu e faz alguma vinculação, suas chances são melhores de se lembrar posteriormente.

Aqui vão algumas dicas de minha própria experiência:
Concentre-se em palavras de aprendizagem, não de gramática. Meu exemplo favorito: se um estrangeiro vem até você e pergunta: "estação de trem onde por favor?" você pode compreender e ajudar, mesmo que a gramática seja horrível, mas você não pode ajudar-lo se ele disser: "Você pode me dizer por favor onde encontrar ... uh ... er ... oh, droga .. oh, o lugar onde o ... uh ...." 
Há muito tempo para aprender a gramática, mas saber as palavras ajudá-lo a se comunicar agora, e também ajudar na aprendizagem da gramática mais tarde.
Não fique nervoso quando você não consegue entender a música ou filmes - estes são os mais difíceis tipos de linguagem a serem entendidas. A conversa pessoalmente é muito mais fácil. Você tem a garantia de compreender metade da conversa (sua parte), e seu interlocutor vai ajuda-lo com o resto.
Use o dicionário - mas com moderação. Muitas pessoas não podem desfrutar de um livro se está procurando palavras a cada 5 minutos no dicionário. Veja se você pode obter a essência da frase. Se não conseguir, tente um livro mais fácil.
Seja brincalhão. Faça piadas, procure trocadilhos, não tenha medo de fazer papel de bobo.
 Agumas vezes você pode achar que seu inglês não está melhorando em nada; procure algo para aumentar o desafio: ler livros um pouco mais difícil, assista mais filmes e faça palavras cruzadas.
Avalie os métodos que você está usando, e comece de novo se este não está funcionando.